Aberto XV ENFRUTE em Fraiburgo

Foi oficialmente aberto na manhã desta terça-feira, 25/7, em Fraiburgo, o XV Encontro Nacional de Fruticultura de Clima Temperado – Enfrute.

Até quinta-feira, 27 de julho, produtores, pesquisadores e estudantes de várias regiões do Brasil terão a oportunidade de conhecer e debater sobre assuntos ligados a produtividade, qualidade dos frutos, cultivares, fitos sanidade e pós colheita.

Além dessa extensa programação técnica focada na troca de informações e experiências, cerca de 50 expositores estão presentes trazendo o que há de mais moderno no mercado no que diz respeito a máquinas e implementos.

O secretário adjunto de Estado da Agricultura, Airton Spies ressaltou que por ano o Governo do Estado investe R$ 700 milhões em políticas públicas e destes 365 milhões são destinados a pesquisa e extensão através da Epagri e outros R$ 200 milhões a Cidasc para projetos relacionados a defesa e controle de qualidade. Nesse sentido declarou que esse investimento é melhor canal para estimular o conhecimento e formar as políticas públicas que vão ao encontro das necessidades do cidadão.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luiz Felipe Torcatto Zanella ressaltou que o Enfrute enaltece a identidade econômica/produtiva da região e, por esta razão, se reveste de extrema importância para o desenvolvimento de Fraiburgo e seu entorno.

Nessa linha, em pronunciamento a prefeita de Fraiburgo, Claudete Gheller Mathias ressaltou que a fruticultura é tida hoje com uma das grandes incentivadoras do agronegócio trazendo para o país emprego e renda. “Fraiburgo agradece por poder sediar o Enfrute, que a fruticultura ganhe mais espaço e que possamos estimular o desenvolvimento da área através do conhecimento e as experiências trocados nesses três dias”.

Evento bienal, o Enfrute é resultado da parceria entre município de Fraiburgo, Embrapa Uva e Vinho, Uniarp, Epagri e Governo do Estado. Ao longo das 14 edições já realizadas, o encontro reuniu mais de 11 mil participantes. Também já foram ministradas 320 palestras nacionais e outras 60 nacionais com objetivo principal de ser um fórum de apresentação e discussão de novas tecnologias de produção para fruticultura. Para a Epagri o sucesso do evento está alicerçado nos atores fundamentais que atuam no processo tecnológico e produtivo da fruticultura, quais são produtores, técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e empresas de fruticultura.

Além da prefeita Claudete e do secretário adjunto de Estado da Agricultura, estiveram presentes na abertura do encontro e compuseram a mesa de honra, o coordenador do Enfrute, Renato Vieira, o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Celso Zanus, o ex-presidente da Epagri, Glauco Olinger, o secretário de Desenvolvimento Regional, Euro Vieceli, o deputado estadual, Natalino Lazare, o presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, a pró-reitora da Uniarp Campus Fraiburgo, Soeni Barros Yamagushi, o vereador vice-presidente da Cãmara Municipal de Fraiburgo Adelar Ribeiro da Silva e o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã – ABPM, Pierre Nicolas Pérès, o presidente da Aciaf, Wilson Cardoso Ribeiro.

 


Ascom Município de Fraiburgo: Andréa Melo | Wilson Cesar Malinoski | Nathiara Borges


 

Categories: Destaques,Notícias,Região,Turismo