Safra dentro da média é expectativa para maçã em Santa Catarina.

Retirada simbólica dos pomares marca abertura da colheita da maçã em Fraiburgo. Moises Albuquerque da ABMP, deputados Gabriel Ribeiro, Valdir Cobalchini, prefeita de Fraiburgo Claudete Gheller Matias, Deputado Nalino Lázare, Presidente ABPM, Pierre Nicolas Peres, Secretário executivo ADR Videira, Euro Vieceli, e empresário local, Edson Ziolkowski (esq para direita)

 

Fraiburgo 28/01 – Uma safra dentro da média dos últimos anos. Essa é a expectativa dos produtores de maçã de Fraiburgo apontada durante evento que marcou a abertura oficial da safra no Estado. A cerimônia teve início nos pomares da empresa Pomagri e encerrou em um ato solene no Restaurante Fraiburguense.

O secretário executivo da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Euro Vieceli, representou o governador e externou os votos de boa safra. Na oportunidade ele mencionou toda a cadeia que acaba sendo beneficiada com a atividade da maçã, além da criação de empregos diretos. “Além da indústria, tem o setor de transportes, o turismo e muitas outras áreas que acabam sendo beneficiadas e Fraiburgo está de parabéns pela brilhante condução nesse processo” afirmou.

A produção de maçãs movimentou em 2017 mais de 6 bilhões em riqueza para o país, gerando mais de 150 mil empregos diretos e indiretos. Santa Catarina representa 60% da produção nacional, enquanto Fraiburgo fica com mais de 20% dessa produção com uma área plantada superior a 1660 hectares, comercializando um volume superior a 200 mil toneladas.

O presidente da Santur, Valdir Lewandowski esteve presente na oportunidade e destacou que além da atividade econômica da fruticultura, outro setor fortemente influenciado pela prática, é o turismo. Ele lembrou que anualmente centenas de pessoas se deslocam a Fraiburgo para colher do pé a própria maçã e se encantar com as belezas naturais dos pomares.

Jornalistas da ABRAJET-SC especialistas em turismo chegando no evento de abertura da colheita da maçã

 

A prefeita Claudete Gheller Matias agradeceu a presença de todos e destacou a importância da união em prol da expansão da atividade. “Tanto na expansão como na defesa da atividade o apoio de todos é essencial. Neste ano, demos um salto muito importante na proteção com a ampliação do sistema antigranizo, mas precisamos fazer cada vez mais “ finalizou.

Estiveram participando do evento o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã, Pierre Nicolas Pérès, os deputados federais Celso Maldaner, Valdir Colatto e os deputados estaduais Natalino Lazare, Gabriel Ribeiro e Valdir Cobalchini e demais autoridades locais e regionais.

Categories: Destaques,Região