Fraiburgo teve um desfile com as cores do arco-iris

No dia 07 de setembro de 1822, o príncipe regente D. Pedro I declarou a separação política entre Portugal e o Brasil-Colônia. Desde então, comemoramos essa data como nossa independência. É costume haver desfiles e paradas militares, onde diversos órgãos de segurança ostentam com orgulho suas conquistas. Também as escolas participam, com seus alunos marchando ao som de fanfarras. É uma festa cívica e com o objetivo de lembrar a data em que o povo brasileiro conquistou a liberdade.

Os anos passaram, o Brasil experimentou várias formas de governo, passou por períodos duros sem nenhuma liberdade de expressão e chegou a uma democracia onde o povo escolhe seus representantes. Os desfiles cresceram e outros segmentos da sociedade começaram a participar desta festa. Em Fraiburgo no dia 07 de setembro de 2017, com início às 09:00 h e com término as 11:45 h, 58 entidades diversas (Escolares, Militares e Civis) desfilaram na rua Arnoldo Frei, diante de um palanque oficial repleto de autoridades municipais: Prefeita Claudete Gheller Mathias, Vice-prefeito Julio Santos, Secretários municipais, Subtenente Valdecir Cordeiro, o Presidente da Câmara Municipal de Fraiburgo Gerson de Matias e diversos vereadores.

Com ideias como: “Vamos pintar um arco-íris de energia… pra deixar um mundo cheio de alegria” …  Cartazes e faixas deram um tom reflexivo ao desfile com apoio aos alunos com necessidades especiais, frases propondo a inclusão dos diferentes, acreditando na esperança, e sugerindo uma agricultura alternativa e sustentável.  A reciclagem foi tema reforçado e novos valores e práticas ambientais foram destacados.  O incentivo à leitura como porta para realização de sonhos ficou muito bem salientado em alguns pelotões.   Enfim foi um dia de desfile que exaltou todas as cores e o verde amarelo ficou restrito ao palanque oficial.

Fotos: Cesar Malinoski

Categorias: Cultura e Educação,Destaques,Notícias Gerais