Era Uma Vez

(Ouça enquanto lê o texto).

Era Uma Vez…

Toda fotografia tem uma história, tem um momento que é marcado para sempre, quando iniciei nesse mundo encantado, não sabia o que me aguardaria e hoje eu vejo a imensidão desse mundo. A história de hoje vai além do que os olhos podem ver, envolve coração e envolve sentimentos. O destino prega peças em nossas vidas e quis ele que eu encontrasse com a pequena Isadora Guedes de Andrade, ou simplesmente Isa. Menina de 6 aninhos, com sorriso contagiante, olhos brilhantes e coração puro. Na época que a conheci mal sabia eu o quanto me apegaria por aquele touquinho de gente, bastou apenas algumas horinhas para que eu me apegasse por completo por essa menina toda sorridente.

  

Uma criança comum, mas com grandes responsabilidades que ela mesma assume sem nem questionar ou reclamar, Isa assumiu o cargo de Miss Mirim Fraiburgo 2017, e disputou o Miss Mirim Santa Catarina, ficando em 2º lugar, ganhando a faixa de Miss Mirim Glamour Santa Catarina 2018 e a vaga para Miss Brasil Mirim. Sua beleza foi tão contagiante que até mesmo outros concursos a convidaram e agora a pequena representará a nossa cidade no Miss Mirim Turismo, em Florianópolis ainda esse mês.

A pequena com tantas responsabilidades não deixou em nenhum momento o lado inocente e coração puro, ela continua sendo a mesma Isadora moleca que brinca e se suja.

 

 

 

 

 

 

Aquela que laça e veste calça jeans apertada e monta cavalo.

A princesinha de cabelo enrolado e vestidos que rodopia.

E a mesma que bagunça o cabelo e faz carão como modelo gente grande.

Isadora, já deixou de ser a cliente que devo fotografar e passou a ser a menina que roubou meu coração, um anjinho de olhos claros disfarçado de menina estilosa e modelo.

No meio do percurso eis que seu vestido amarelo volumoso me lembrou dos meus contos de fadas favoritos “A Bela e a Fera”, e por que não utilizar esse tema em fotografia também? Nem precisou de muita coisa para fazer daquela sessão de fotos, o momento mais encantado e mágico já visto. O castelinho, cedido pela proprietária Marilene Vanz, veio acalhar e representamos fielmente um dos contos mais antigos e mais falados na atualidade, o resultado foi simplesmente mágico, emocionante e encantador.

Mas faltava algo, e como eu conhecia e também era fotógrafa do Danthy Meirelles (Mister Fraiburgo 2017/ Mister Santa Catarina 2018), e sabia da paixão um pelo outro, não foi difícil juntar ambos e realizar uma surpresa incrível. No mesmo dia a foto estourou nas redes sociais, e me espantou o tamanho da repercussão daquele momento.

Para muitos a fotografia é apenas um pedaço de papel, para outros é o congelamento do tempo, muitos já a consideram fundamental em todos os momentos da vida, mas eu, Vandicléia, falando como uma leiga no assunto considero a fotografia mágica, é a junção dos sonhos que são pausados, e para a Vandy fotógrafa, é mais que isso, envolve mais que a técnica em si, é uma junção de sentimentos, olhares com mescla de para sempre. Não há sensação mais maravilhosa do que ver seu nome falado com tanta satisfação ou saber que um pedacinho de você vai ficar para sempre na casa do seu cliente. Fotografia é mágico, e por que não sair dos padrões? Foi assim que aconteceu no exato momento em que vi o vestido amarelo e a sintonia entre a pequena Isadora e o Danthy.

    Fotografia perfeita não é aquela que fazemos por obrigação, mas sim aquela que vem do coração. É uma sucessão de fatores e sequências que levam ao resultado esperado. Não é simplesmente apertar um botão, ou decorar o ISO perfeito, a velocidade ou a abertura, mas é viver aquele momento como se fosse você o seu cliente, é sentir o mesmo que ele, é entrar naquela emoção em realizar sonhos, é fazer com que aquela 1 hora seja prazerosa e gostosa. Hoje vivemos num mundo muito técnico, onde tudo se aprende, tudo se domina, mas pouco se é sentido. Ao realizar as fotografias dos contos de fadas, eu pensei em tudo aquilo que eu queria transmitir ao leitor daquela imagem, sensação de emoção, de encantamento e de magia. Não há resultado mais belo que os olhos brilhando e um sorriso aparecendo.

Nós profissionais da arte, estudamos todos os nossos clientes para fazer do ensaio o mais perfeito possível, estudamos sentimentos, emoções. Mas no caso da Isadora não foi necessário estudar muito para saber que aquele momento era o conto de fadas que ela estava vivendo, e que apesar de ser realidade, naquele momento ela era uma princesa, a princesinha da Disney. Princesa que encanta com os olhos. Quem leu ou assistiu o conto sabe do que estou falando, Bela e a Fera retrata o amor. Isadora e Danthy retratam a sintonia e a magia.

Os olhos de uma criança falam mais que as próprias palavras, o sorriso de uma criança representa muito mais que uma leitura e a junção de ambos é o amor feito visível. A pequena não foi criada pela Disney, ela foi criada por Deus, uma verdadeira obra prima, cuja missão é encantar a todos e trazer felicidade a quem está por perto. Seis anos de amor, inocência, generosidade, sapequice. Hoje já não existe uma Vandy sem a Isadora.

Vandy Debus.

 

Categorias: Cultura e Educação,Notícias Gerais