A Importância do Coaching e Mentoring na sua Vida

 

Coaching e Mentoring, são dois conceitos com metodologias semelhantes e finalidades bem distintas e que vem chamando a atenção de pessoas cada dia mais. Você já deve ter ouvido inúmeras vezes essas palavras mentoring e coaching serem pronunciadas nos mais diversos meios de comunicação, divulgações e publicações, inclusive nas redes sociais falando sobre a importância desses processos na sua vida ou carreira. Agora vamos falar um pouquinho sobre a relação que elas tem com a sua vida profissional.

Se o que você busca é orientação de carreira, uma pessoa que te guie, aconselhe e seja teu mestre, então estamos falando de Mentoring, e o profissional que irá acompanhar os processos de sua evolução será o seu Mentor, fundamental para auxiliar você nas diversas questão que envolvem profissão, carreira, trabalho.

Em outras palavras o Mentorig prepara o profissional para o futuro e seus programas são focados a pessoas que demonstram grande potencial a ser desenvolvido, inclusive na preparação para assumir cargos de liderança. As sessões podem serem feitas individual ou em grupo, sempre liderado por um profissional com formação e que esteja preparado para desenvolver habilidades e talentos que serão decisivos na vida do cliente.

Já as sessões de Coaching são desenvolvidos para pessoas que buscam vencer desafios, e mudar a forma de relacionamento social, profissional, clientes/fornecedores, equipe de trabalho,  afetivo/amoroso/familiar e/outras areás. A partir daí começa aprimorar o crescimento na carreira profissional e se destacar no mercado de trabalho.  Essa metodologia é utilizada geralmente para resolver questões mais emergências e que tenham sempre o fator determinante para o sucesso que a decisão de fazer, ou seja o cliente ou Coachee, deve estar comprometido com os resultados que deseja alcançar. É um processo de parceria entre o Coach/Profissional e o cliente/Coachee, ambos comprometidos com a transformação.

Os programas de Coaching Organizacional começaram a despertar a atenção das empresas há poucos anos, quando a retenção de talento e baixa rotatividade dos colaboradores passou a ser um desafio, tanto das pequenas, quando nas grandes organizações e estas, por sua vez estão utilizando-se de seus benefícios para gerenciar conflitos e desenvolver relacionamentos interpessoais e ao mesmo tempo aumentar a produtividade.

 

Mas quando saber se é a hora de utilizar esses métodos na sua empresa, carreira ou vida pessoal?

1. Você está frustrado com seu trabalho ou relacionamento, mas não consegue enxergar uma saída para outras alternativas;

2. Você quer um emprego novo, mas não consegue ser chamado nem para entrevistas;

3. Você sente que precisa de ajuda na elaboração de um bom currículo;

4. Você não consegue êxito em seus negócios, os clientes não fidelização, a prosperidade passa longe da sua empresa;

5. Você sente que está na hora de fazer acontecer na sua vida e quer fazer a diferença no seu mundo;

6. Você não consegue vencer suas metas e sempre acaba desistindo ou deixando pro ano que vem;

7. Você está ansioso em conquistar as coisas, bem materiais, dinheiro, status reconhecimento;

8. Você quer transformar sua vida e já tem um prazo para isso acontece;

9. Você quer resolver conflitos relacionais e aumentar sua inteligência emocional;

10. Você quer o respeito e a produtividade de seus colaboradores;


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Viridiane Mohr – Coach e Mentora 

Pessoas & Organizações 


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