Semana Nacional do Excepcional acontece de 21 a 28 de agosto

Associação Atitude e Vida comemora a Semana Nacional do Excepcional.

Iniciou na segunda-feira 21, a Semana Nacional da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento é “um esforço nacional coordenado no sentido de sensibilizar e conscientizar a sociedade em geral e aos Governos, nas suas diferentes esferas, sobre os direitos fundamentais da cidadania plena das pessoas com dificuldades intelectuais e múltiplas.

A psicopedagoga Marisa Melo da Associação Atitude e Vida, lembra da “importância de todos nós, como pessoas com sensibilidade, nos engajarmos na luta pelos direitos dessas pessoas com Necessidades Especiais.

A Associação Atitude e Vida. Instituição que teve o início de suas atividades em junho de 2005, defende incansavelmente, que todas as políticas públicas que garantem os direitos destas pessoas devem ter como centro, como fundamento o bem estar do ser humano. Portanto, temos que apoiar, sim, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Faz parte da nossa luta. Faz parte de nosso compromisso”.  Lembra Marlete Grando. Presidente da Associação

Atualmente a Associação Atitude Vida atende em média 30 alunos, entre eles, alunos com necessidades educacionais especiais e autistas. A abertura da Semana que é voltada para conscientização sobre a Síndrome de Down reforça que esta é a melhor maneira de estimular individualmente cada aluno. O evento organizado pela instituição, é realizado todos os anos, e conta com a organização dos professores(as) e representantes da mesma.

“O amor para com essas pessoas vai além do olhar ”  ( Jeruza Moreira)

“é preciso olhar e respeitar o outro, reconhecendo o universo da diversidade humana e contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva. Com o apoio da família e da sociedade, é possível transpor dificuldades, romper barreiras e vivenciar as mais variadas experiências de vida”. É com esse pensamento e acreditando na sensibilidade de cada ser humano, é que fazemos este convite, para que venham conhecer e quem sabe fazer parte dessa família, pois a manutenção da associação depende quase que 100% de pessoas da sociedade.

Como funciona a Associação Atitude e Vida

Para o atendimento aos alunos recebemos um recurso da Prefeitura Municipal de Fraiburgo Valor que cobre apenas o custeio de funcionários, sendo: 01 profissional de serviços gerais, 01 pedagogo, 01 profissional de magistério, 01 Psicopedagogo, 01 educador físico, 01 Assistente social, 01 Psicólogo. A gestão financeira da Associação fica a cargo de pais que voluntariamente  cedem seu tempo e sua total dedicação.

Seja você também um amigo da Associação Atitude e Vida, para que este trabalho continue crescendo com esta essência de carinho e compreensão de alunos, familiares e profissionais, sempre lembrando que eles não estão sozinhos. Este sonho hoje já é real, sonho de muitos pais e pessoas da comunidade que tem afinidade com o movimento e a causa de pessoas com necessidades especiais.

Fonte: Jeruza Moreira | Jornalista

 


 

Categorias: Cultura e Educação,Destaques,Notícias,Saúde e Bem Estar